terça-feira, 11 de junho de 2013

MITOS GREGOS


Vou confessar uma coisa: eu super me amarro nos mitos gregos! Gosto mesmo! Adoro os textos, adoro os filmes com esse tema e acho que são as melhores histórias da tradição oral que já existiu. Que tal conhecer um pouco mais sobre o que são mitos gregos??? Se liga no texto abaixo:


Mitologia grega 

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

 Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.

-Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

- Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

-Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimera: mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.

Fonte: Sua Pesquisa

Gostou? Então conheça algumas dos mitos gregos mais conhecidos:





Boa leitura e não esqueçam de me contar qual foi o mito que você mais gostou!

Abraços,
Profª Gi

Lendas indígenas

Esse mês estamos estudando sobre lendas indígenas. Mas quem ai sabe dizer o que é uma lenda e como elas surgiram? Então leia o texto abaixo e descubra um pouco mais das origens deste gênero bem brasileiro:



O QUE É LENDA INDÍGENA

A lenda é um texto literário, de origem oral, inspirada em fatos relatados por determinado povo. Esses fatos podem ser verdadeiros ou não e, geralmente, são transformados pela imaginação popular. Muitas vezes a lenda se refere a fatos reais, em torno dos quais a fantasia das pessoas inventa uma série de acontecimentos irreais. Outra característica das lendas é a explicação para fatos ou fenômenos da natureza. As lendas indígenas se baseiam em fatos mágicos para explicar o surgimento de elementos da natureza. Faz parte da cultura indígena explicar fenômenos da natureza, como a origem do Universo, das plantas e animais, por meio de histórias fantásticas. A lenda da mandioca, do guaraná, do milho, dos diamantes, da vitória-régia, entre outras, são histórias que tentam explicar a origem de elementos da natureza que têm papel central na vida dos índios. A lenda dos diamantes, por exemplo, é uma história que explica o surgimento dos diamantes. De acordo com essa lenda, Potira era uma índia casada com Itagibá, guerreiro forte e corajoso. Certo dia, o marido teve de partir para a guerra e Potira ficou na margem do rio esperando sua volta. Passado algum tempo, os índios voltaram para a taba e contaram que Itagibá havia morrido. Potira passou, então, o resto da vida na beira do rio, chorando de saudade, e suas lágrimas se misturaram com a areia do rio. Para que todos se lembrassem do grande amor dela por Itagibá, Tupã transformou suas lágrimas em diamantes. Segundo "A lenda dos diamantes", os mineiros encontram os diamantes misturados no cascalho dos rios e o brilho das pedras faz lembrar as lágrimas da índia.
Fonte: Klick Educação



Para conhecer mais lendas indígenas e ficar fera neste gênero, dê uma espiada nos sites abaixo e escolha a sua lenda indígena preferida:




Boa leitura!
Profª Gi