segunda-feira, 22 de abril de 2013

E os portugueses "descobrem" o Brasil...


Hoje fazem exatamente 513 anos que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil com suas 13 caravelas. Ao primeiro monte que avistaram, deram o nome de Monte Pascoal, eles estavam onde hoje é a Bahia. No dia 26 de abril, já em terra, celebraram a primeira missa em terras brasileiras. Começava ai o desmatamento da Mata Atlântica.

Há exatos 513 anos começava a exploração das riquezas naturais do nosso país, do trabalho indígena, o corte do pau-brasil, a corrida em busca de ouro... 

O momento da chegada foi registrada por Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral. Ele era responsável em escrever todos os detalhes da viagem e este documento tornou-se o primeiro a retratar o Brasil, ele marca o início da história do país, depois da chegada dos portugueses.

Leia abaixo um trecho da carta escrita por Pero Vaz e que foi enviada ao rei de Portugal informando-lhe da "descoberta":


"(...)

E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, estando da dita Ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam fura-buxos. Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome  o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.
Carta de Pero Vaz de Caminha

Mandou lançar o prumo. Acharam vinte e cinco braças; e ao sol posto, obra de seis léguas da terra, surgimos âncoras, em dezenove braças -- ancoragem limpa. Ali permanecemos toda aquela noite. E à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezessete, dezesseis, quinze, catorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas pouco mais ou menos. 

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro. Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor, onde falaram entre si. 

E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.

(...)

E estando Afonso Lopes, nosso piloto, em um daqueles navios pequenos, por mandado do Capitão, por ser homem vivo e destro para isso, meteu-se logo no esquife a sondar o porto dentro; e tomou dois daqueles homens da terra, mancebos e de bons corpos, que estavam numa almadia. Um deles trazia um arco e seis ou sete setas; e na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas de nada lhes serviram. Trouxe-os logo, já de noite, ao Capitão, em cuja nau foram recebidos com muito prazer e festa.

A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita como roque de xadrez, ali encaixado de tal sorte que não os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber.

Os cabelos seus são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que de sobrepente, de boa grandura e rapados até por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte para detrás, uma espécie de cabeleira de penas de ave amarelas, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena e pena, com uma confeição branda como cera (mas não o era), de maneira que a cabeleira ficava mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar.

O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa por estrado. Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia, e nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão, pela alcatifa. Acenderam-se tochas. Entraram. Mas não fizeram sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal como se lá também houvesse prata.

Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os havia ali. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso. Mostraram-lhes uma galinha, quase tiveram medo dela: não lhe queriam pôr a mão; e depois a tomaram como que espantados."

Fonte: Biblioteca Virtual (Acesse e leia a carta na íntegra)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

LER... LER... LER...

Quem gosta de ler não pode perder essa! O site Virtual Books disponibiliza várias obras em português para baixar e o melhor: tudo de graça!!!

Visite!

Boa leitura,
profª Gi

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Calvin e Haroldo

Quem ai conhece o Calvin e o Haroldo??? Sou super fã dele, tenho até um Haroldo em cima do meu microondas que ganhei de um aluno...

Olha só a tirinha que li deles hoje:


E qual é o seu personagem em quadrinhos favorito???

Bjkas
profª Gi

Obs.: Clique na imagem para conseguir ler ;)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEMANA DE PROVAS

Atenção! Atenção!!!

Começa hoje a semana de prova da EMEB "Prof. Aparecido Batista dos Santos". É isso mesmo,entre os dias 15 e 19 de abril, toda a escola estará envolvida nas avaliações bimestrais. Se liguem no calendário e não deixem de estudar. Boas notas dependem principalmente do nosso empenho e dedicação. 

Boa sorte e se ligue no calendário abaixo:


- 15 de abril: Português

- 16 de abril: Ciências 

- 17 de abril: Matemática

- 18 de abril: História

- 19 de abril: Geografia

Atenção: Os conteúdos a serem estudados estão na agenda.


Boa semana
Abraços,
Profª Gi

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fazendo uma reportagem

Hoje começamos a segunda parte prática do nosso jornal: as entrevistas.

A primeira matéria que vamos escrever é sobre a importância do passeio pedagógico. Depois de lermos sobre o tema e criarmos, em grupos, as perguntas, hoje, equipes de alunos (repórteres e fotógrafo) passaram a manhã fazendo entrevistas.

Nos ajudaram hoje as professoras Katia Francisco, Katia Nunes e Claudia Soliani. Também entrevistamos, durante os intervalos, os alunos da nossa escola.

Isa, Roberta e Yuri entrevistam a professora e coordenadora Claudia
Foto: Leticia

Parabéns a todos e obrigada a todos que nos ajudaram.

Abraços,
Profª Gi

Primeiras Entrevistas

Hoje os alunos do 5º B arrasaram como repórteres e fotógrafos. Até parecia gente grande \o/

E vocês? Gostaram? Conte como foi sua primeira experiência na construção do nosso jornal.


Super orgulho dessa turminha!
Abraços,
Profª Gi

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Passeios pedagógicos

Confira os textos que lemos hoje para a construção da reportagem sobre passeio pedagógicos:

Passeios que ensinam

8 dicas para ficar tranquilo na hora do passeio escolar

A importância dos passeios pedagógicos

Leia mais sobre o assunto em:

Os melhores passeios para as férias escolares em São Paulo

Novo museu de São Paulo é um passeio interativo pela ciência

Passeios Pedagógicos


Abraços
Profª Gi

Museu do Ipiranga

Quem lembra da reportagem sobre a exumação de D Pedro e suas esposas, d. Leopoldina e d Amélia?

E quem lembra onde que eles estão enterrados? Quem pensou em Museu do Ipiranga está certíssimo! Os jardins em frente ao museu abriga figuras ilustres do nosso passado.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse lugar que tem muuuita história para contar?

É só acessar os links abaixo:

Museu do Ipiranga

Sampa Art - Museu do Ipiranga

Casa do Grito

Passeio Virtual (AMEI esse!!!)

Boa viagem,
Profª Gi

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Recomendações


Este é um espaço criado especialmente para os alunos do 5º B, da EMEB "Prof. Aparecido Batista dos Santos". Antes de qualquer coisa, este é um lugar com fins educativos e que complementarão as práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula.

Porém, todos são bem vindos a fazer parte deste grupo, são todos muito bem-vindos. Vamos adorar conversar, trocar ideias, fazer amigos. Entretanto, algumas regras devem ser seguidas. Prestem atenção:

- Todo conteúdo publicado aqui será revisado. Textos, imagens e vídeos que não acrescentarem ao nosso conhecimento não serão postados e aceitos.

- Todos os comentários também serão revisados antes de serem aceitos. Ofensas, palavrões e coisas do tipo não serão tolerados. O autor será convidado a se retirar e, no caso dos alunos, os responsáveis serão comunicados.

- NUNCA divulgue seu endereço ou telefone. 

- Fotos pessoais não serão postadas. Todas as imagens deverão ter fim educacional.

- Nenhum aluno terá acesso direto ao blog. Todas as decisões passam sempre pela professora.

- Lembre-se que este é um ambiente virtual. Pessoas que não são da nossa escola podem visitar nossa página.

- Você pode divulgar nosso espaço, conte para seus amigos o que estamos fazendo e os convide a participar e ficar por dentro das novidades.

Por enquanto é só! 
Beijocas
Profª Gi

Bem vindos

Agora sim! Enfim o 5º B tem um cantinho virtual. Será aqui que, principalmente, compartilharemos nossas ideias, divulgaremos nossos trabalhos, nos comunicaremos e muuuito mais!

Aqui vamos dividir experiências de um jeito que a gente adora: com a mão na massa. Fiquem espertos, muita coisa irá rolar por aqui ;)

Aos meus queridos alunos do 5º B, sejam todos bem vindos ao nosso canto. Espero que possamos continuar fazendo coisas incríveis juntos.

Beijos
Profª Gi